/ Blog / Pós-pandemia: Dicas para a sua empresa seguir no momento de reabertura
Pós-pandemia: Dicas para a sua empresa seguir no momento de reabertura
22 de junho de 2020
Embora a pandemia de coronavírus ainda seja uma realidade, muitas empresas já planejam a reabertura. Saiba o que levar em consideração na hora de voltar para o trabalho presencial 🧐
Diante da pandemia de coronavírus, alguns setores como academia e eventos permanecerão por mais tempo sem funcionar. No entanto, outros tipos de negócio começam a ganhar cartão verde para o funcionamento no período pós-pandemia.
“Ao observarmos crises já enfrentadas, é possível concluir que elas têm começo, meio e fim. Assim, planejar desde já o que fazer para o momento da retomada das operações será crucial para reduzir riscos, minimizar custos e maximizar o alcance dos resultados esperados”, afirma Éder Mutinelli, sócio-líder de consultoria da Mazars.
Você já pensou em como a sua empresa seguirá o protocolo de reabertura? Independente do momento, antes de tomar a decisão é muito importante pensar na segurança e na saúde dos seus clientes e colaboradores.
Que tal fazer uma avaliação minuciosa das condições de reabertura? Veja as nossas dicas! 🙃
Vale a pena reabrir? Para alguns, pode ser mais lucrativo continuar de portas fechadas, trabalhando remotamente. Os custos envolvidos na reabertura + o risco de não contar com tantos clientes devem ser ponderados e levados em consideração.
Produtos com maior necessidade vendem mais – Se você trabalha com o comércio e, mais especificamente, com vendas, repense a sua prateleira. Nesse momento, os consumidores vão dar preferência aos produtos e serviços de mais necessidade nos próximos meses.
Considere o delivery – Mesmo se o seu negócio não é da área de alimentação, vale a pena estudar como participar dos aplicativos de entrega. Tenha em mente que muitos clientes ainda não estão 100% a vontade para voltar a circular ou podem ser de grupos de risco, por isso é imprescindível ter a opção de entrega no seu serviço.
Preocupe-se sempre com saúde e a segurança – Divulgue fisicamente e nas suas redes todos os cuidados tomados no seu estabelecimento. Compartilhe também informações confiáveis para a prevenção e os cuidados com a covid-19. Lembre-se de distribuir equipamentos de proteção e garantir a distância recomendada entre as pessoas pela OMS e pelo Ministério da Saúde.
Linhas de crédito – Claro que muitas empresas estão passando por dificuldades financeiras, mas, avalie bem se você realmente precisa de um crédito. Mesmo com juros mais baixos, é preciso ter uma ideia clara de como o dinheiro será usado e como isso vai ter ajudar a vender e ganhar mais. Os prazos e carências também devem receber uma atenção especial, uma vez que ainda é difícil saber quando o faturamento voltará aos patamares antigos.